Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Com a apresentação das Cartas Credenciais ao Rei Filipe, que o acreditam como Embaixador de Portugal junto do Reino da Bélgica, o novo embaixador Jorge Cabral iniciou formalmente o seu mandato oficial no país em 3 de Maio de 2023.
O novo embaixador afirmou o seu compromisso incondicional na promoção e fortalecimento do relacionamento bilateral entre os dois países. Portugal e a Bélgica têm relações diplomáticas formais desde 1834, quando João Baptista de Almeida Garrett apresentou as suas credenciais como Encarregado de Negócios na Legação em Bruxelas.
Este quadro comum subjacente constitui uma base sólida para expandir e reforçar os laços político-diplomáticos já existentes.
A identificação e rentabilização de novas sinergias em áreas estratégicas de potencial colaboração mútua, como comércio e investimento, a afirmação da língua e da cultura portuguesas e o aprofundamento do relacionamento no plano turístico são particularmente relevantes para Portugal e para os portugueses.
A posição de Portugal no contexto internacional é reforçada pelo vasto oceano, cujo potencial vem sendo consistentemente valorizado, reconhecido, rentabilizado e afirmado.
A comunidade portuguesa residente na Bélgica desempenhará um papel central no objectivo do reforço da cooperação a todos os níveis. O embaixador deixou uma mensagem inequívoca: ele e a equipa da Embaixada continuarão empenhados e disponíveis para envidar todos os esforços para apoiar, acolher e responder aos anseios, expetativas e necessidades da comunidade, embora condicionados pelas conhecidas limitações de recursos materiais e humanos.
Por último, ele incentivou a comunidade a consultar regularmente a página da Embaixada e a visitar a página oficial de Facebook, onde poderá encontrar informações atualizadas sobre as atividades e iniciativas da Embaixada de Portugal na Bélgica e da sua Secção Consular. Ele convidou a comunidade a colaborar de forma participativa e dinâmica, partilhando comentários e sugestões, com o objetivo de melhor servir essa comunidade e de corresponder às suas expetativas. Apenas um trabalho de equipa que conte com o empenho e colaboração construtiva de todas as partes envolvidas permitirá rentabilizar o potencial existente em benefício de todos.