
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Antes do jogo Benfica- Liverpool, prestou-se uma última homenagem à Rita Soares, pela actual direcção da casa do Benfica de Bruxelas. Rita Soares, foi fundadora da Casa do Benfica de Bruxelas e presidente da respectiva direcção. Deixando esse cargo em 2019 para retornar definitivamente a Portugal.
Rita Soares de 50 anos faleceu na semana passada no hospital privado de Loulé onde lutava contra doença prolongada.
Além de um minuto de silêncio, Francisco Miguel Valada acrescentou algumas palavras,
‘’A Rita Soares foi presidente da direcção da Casa do Benfica de Bruxelas. A Rita faleceu na passada quinta-feira, deixando-nos prematuramente, com apenas 50 anos. Há muita gente que, com muita razão, nos últimos dias, tem salientado dois factos sobre a Rita: foi presidente da direcção desta nossa Casa do Benfica e foi a primeira mulher presidente de uma Casa do Benfica fora de Portugal. Todavia, no que diz respeito a esta Casa, a Rita foi mais do que isso. Foi, como mais nove de nós, fundadora desta Casa do Benfica. E foi vice-presidente da primeira direcção, chefiada pelo nosso querido Joaquim Marques da Silva. E eu tive o privilégio de ter sido presidente da mesa da Assembleia Geral da nossa Casa nos mandatos quer de um quer de outra.
A Rita foi uma excelente presidente da nossa Casa. Repito: a Rita foi uma excelente presidente da nossa Casa. Liberal q.b, mas exigente. E eficaz, apesar da enorme dificuldade que representa estar à frente de uma Casa do Benfica, principalmente longe de Portugal.
Lembro-me com particular agrado da cumplicidade com o núcleo duro dos órgãos sociais, durante as Assembleias Gerais, muito animadas, às vezes demasiado animadas. Lembro-me com muita saudade da simpatia e alegria que espalhava nas festas portuguesas em que a nossa Casa participava aqui em Bruxelas.
Era uma mulher extremamente perspicaz: nas centenas de conversas que tivemos, jamais se enganou relativamente ao carácter de quem quer que fosse. Jamais.
Aqueles que nunca conheceram a Rita poderão ver as fotos dela publicadas nestes últimos anos quer na página do Facebook da nossa Casa quer pelo Tony da Silva no Luso Jornal das comunidades. E terão uma imagem nítida daquilo que a Rita era. Porque ela era aquilo que parecia. A Rita partiu. Partiu e deixa-nos um vazio enorme.