
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Empresário Guardense e Presidente da Fundação Nova Era Jean Pina, João Pina, a residir em Paris há mais de 3 décadas foi homenageado, no dia 14 de junho, no Auditório Almeida Santos, edifício novo da Assembleia da República, com a “Ordem Dom Afonso Henriques”, grau ouro, pela Federação Americana de Luso-descendentes.
Uma condecoração que a Federação Americana de Luso-descendentes lhe atribuiu pelo relevante apoio concedido a agregados carenciados da comunidade portuguesa na Venezuela no Natal do ano transato.
Nesta cerimónia foram também condecorados dois Ex Secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. Luís Carneiro- atual Ministro da Administração Interna e Dra. Berta Nunes–atual Deputada da Assembleia da Républica Portuguesa, dois governantes com quem este benemérito teve a oportunidade de partilhar muitos momentos solidários em Portugal e em França. Homenageada, igualmente, a jornalista da RDPI, Paula Machado Oliveira que tem acompanhado de perto as atividades de João Pina e da Fundação.
Nos restantes dias que esteve em Portugal, João Pina reuniu com a Vereadora da Ação Social do Município de Viseu- Dra. Leonor Barata , com o Vice-Provedor, Dr. Elídio Cunha, da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, com o Presidente da conhecida empresa de transportes Mangualdense, “Patinter”, com os Presidentes dos Municípios da Guarda e Fornos de Algodres , a quem foram apresentadas as múltiplas atividades que irão decorrer até final do presente ano e das quais se destaca a realização de mais uma Ceia Solidária, que irá reunir delegações e associações de cariz social de âmbito nacional e Associações de beneficência sediadas França. Este evento irá decorrer nas Instalações do NERGA, um parceiro que João Pina considera de extrema relevância, já que a Direção desta Associação Empresarial da Região da Guarda manifestou a sua total colaboração cedendo de forma gratuita as suas instalações para a realização desta iniciativa.
João Pina considera que foram “3 dias muito importantes e intensos, onde a divulgação da Fundação e as parcerias estabelecidas lhe trouxeram muitos motivos para acreditar num ano ímpar para a história desta Fundação, constituída em 2019”.