
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
FESTA PORTUGUESA, COM CERTEZA!
I Love Portugal - Gosto de Portugal
Realizou-se a primeira edição de uma grande manifestação popular; a festa com nomenclatura inglesa, mas que abarcou, com subtileza, a comunidade portuguesa na sua eminente diversidade.
E quem não gosta de Portugal e das suas maravilhas? Na pequena e acolhedora Praça de Sainte-Croix em Ixelles, local privilegiado e do agrado lusitano, cumpriu-se Portugal, através da gastronomia, do artesanato, da literatura, da música e do bom ambiente tipicamente português.
Onde se juntaram tantas outras nacionalidades, em harmonia e fraterna convivialidade. Até o sol se associou a tão significativo dia de festa e muita animação; com o fado, a música tradicional portuguesa, concertinas/SolMinho e o grupo de amigos "cowboys" que animaram sobretudo, as últimas horas do evento, com boas interpretações de música variada, bem ao gosto de quem decidiu ficar por lá até ao fim e muito bem.
Na inauguração da festa, estiveram presentes a Sra. Dominique Dufourny, presidente da Câmara de Ixelles e António Vasco Alves Machado, Embaixador de Portugal na Bélgica. Ambos deixaram palavras de incentivo e apoio, à organização, mas também aos que participaram activamente. Desejaram ainda, o melhor sucesso e as boas vindas a todos. Em troca, receberam aplausos e algumas promessa eleitorais... A Bélgica está já em campanha eleitoral para eleger o poder local de Outubro próximo. E a comunidade portuguesa não pode ficar indiferente; deve por isso empenhar-se, dando o seu contributo próprio, de interesse e cidadania.
Brussels Express e Casa do Benfica de Bruxelas, estiveram na base desta organização que se traduziu num bom sucesso gastronómico/cultural. Ao esforço organizativo, de empenho e dedicação, juntam-se sempre as vozes da critica e outras notas que julgam e desaprovam. E que são de certo modo normais. Claro que nem tudo foi perfeito, nem podia ser! Os eventuais erros, servem para uma maior e melhor organização futura. Quem assume responsabilidades de organizar, sabe, à partida, que não vai agradar a toda a gente! Não será por isso que deixa de fazer o seu melhor, na promoção e no incentivo.
Esta iniciativa, pelo seu carácter e finalidade, merece todo o apreço e reconhecimento. Foi, de facto, um sucesso, também por ter agregado tanta gente, em prazenteiro ambiente; pela adesão popular e pelas entidades oficiais que assinalaram formalmente um dia cheio de emoções.
Parabéns ao António Buscardini e Albano Figueiredo que souberam criar uma boa equipa de trabalho, aliando eficácia e competência. Muito bem estiveram os que participaram, através dos seus produtos e outros valores da arte e cultura portuguesa. Presente e actuante esteve também a ASBL-LusoProdutions, na sua habitual dinâmica de reportagem e cooperação.
Já só me resta dizer: até para o ano, se Deus quiser! Com a mesma vontade de divulgar e promover o que temos e somos aqui, no chamado, "coração da Europa".