Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Já se tornaram motivo de agenda há meia dúzia de anos as festas organizadas pela comunidade luso – portuguesa de Drancy, cidade a duas dezenas de quilómetros de Paris, e sempre bastante concorridas.
A gastronomia e os vinhos portugueses são o principal motivo para reunir familiares e amigos nesses convívios, com a particularidade dos menús tradicionais serem confecionados pelas melhores cozinheiras do Minho e de Ponte de Lima.
É o caso de Fátima Amorim, do restaurante com o mesmo nome na freguesia da Correlhã, e Goretti Bezerra, do Sonho do Capitão, localizado umas centenas de metros antes, às portas da vila de Ponte de Lima.
Ambas vão comandar o grupo de uma dezena de pessoas experientes na culinária, para alegrar os comensais da região parisiense que vão participar no almoço do dia 6 de Outubro, domingo, no Espaço Cultural de Drancy.
Mas, para uma autenticidade dos dois pratos típicos de Portugal, os produtos necessários serão transportados via terrestre e aérea. É o caso das miudezas para o Arroz de Sarrabulho, designadamente as belouras, tripa de farinha, chouriça sarrabulha e dita de carne. E, para o Bacalhau de cebolada, outrora um cardápio em dia de feira ou de festa, servido em Braga, Famalicão, Barcelos ou Ponte de Lima, outros produtos caseiros vão na bagagem das cozinheiras, designadamente ovos e limões!
Como entreténs de Entradas, a organização liderada por D. Glória Silva, uma emérita Presidente de toda a festança, escolheu outras únicas ou famosas iguarias limianas: o Folar Limiano (Bola de carnes) já elogiada por António Loureiro, o novo Chef Michelin de Portugal nomeado em 2019; o paio do lombo, presunto ou chouriça de carne, enchidos tradicionais, premiados em vários concursos, produzidos pela Minhofumeiro, além de boroa de milho e outras especialidades.
Para degustar não faltará escolha e tempo, e para desgastar, também não! É que, está garantia animação com o Duo Irmãos Cardoso, que irão de Freixo, Ponte de Lima, com suas desgarradas e outros temas, uma triagem de actuações em França, Suíça e Inglaterra; outro artista actuará ao longo da tarde, a conhecida Laurence, muito estimada na comunidade emigrante europeia.
Não se atrase amigo leitor, faça já a sua reserva para o 06.09.30.10.77, pois os lugares são limitados á capacidade da sala e por ordem de inscrição.